Maracujá

0
804

Maracujá (do tupi mara kuya, “fruto que se serve” ou “alimento na cuia”) é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora(essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloraceae. O nome da árvore é também conhecido como Maracujazeiro: é espontâneo nas zonas tropicais e subtropicais da América.

 

 

Sobre a Fruta

Cultivada também pela sua flor ornamental (tal como as outras espécies do mesmo género botânico), a Passiflora edulis é cultivada com fins comerciais, devido ao fruto, no Caribe, no sul da Florida e no Brasil, que é o maior produtor – e também consumidor – mundial de maracujá. O maracujá de uso comercial é redondo ou ovoide, amarelo ou púrpura-escuro quando está maduro, e tem uma grande quantidade de sementes no seu interior.

O fruto é utilizado especialmente para produzir suco ou polpa de maracujá, às vezes misturada ao suco de outros frutos, como a laranja. É popularmente conhecido como a fruta da tranquilidade. A flor do maracujá é polinizada principalmente por abelhas grandes, conhecidas popularmente como mamangava.

Suco de maracujá

 

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Passifloraceae
Género: Passiflora
Espécie: P. edulis

 

Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo).

Sua utilização como sedativo é conhecida desde a antiguidade, entretanto essa não é sua única utilização, pois pode ser utilizada como calmante, hipnótico, sonífero e tonificante ( DHAWAN, ET., 2004).

Suas folhas tem ação na ansiedade, asma, calmante, convulsão, crises nervosas e neurastênicas, espasmos e excitação nervosa, fadiga, inquietação, hiperatividade, nervosismo e insônia. A Passiflora tem efeito depressor do sistema nervoso central,sendo utilizada no tratamento de distúrbios da ansiedade (DHAWAN,ET AL., 2003). No entanto, o chá de suas folhas deve ser utilizado com cautela, pois elas possuem ácido cianídrico (cianeto), e, desta forma, podem levar a pessoa a um quadro de intoxicação. Experimentalmente verificou que outros animais também podem ser intoxicados devido ao consumo de folhas de certas espécies do gênero Passiflora. Este fato também é evidente devido a algumas borboletas da família Nymphalidae, subfamília Heliconinae, se alimentarem de folhas de maracujá quando em fase larval (lagarta), e sendo imunes ao ácido cianídrico, absorvem e acumulam essa toxina em seu corpo. Assim, mesmo quando atingem a idade adulta (após realizarem a metamorfose e tornarem-se borboletas em si), são impalatáveis para as aves que tentam predá-las.

Valor Nutritivo

Componentes Quantidade por 100 g de maracujá
Energia 17 kcal
Lípidos 0,13 g
Proteínas 0,40 g
Hidratos de Carbono 4,21 g
Fibras 1,9 g
Vitamina A 229 UI
Vitamina C 5,4 mg
Betacaroteno 134 mcg
Potássio 63 mg
Vitamina B2 0,02 mcg

 

Enquanto produto cosmético a base de óleo de maracujá, este auxilia na regeneração pós-peeling e ajuda amaciar e hidratar peles secas. Auxilia também na regeneração de peles com estrias e normaliza o conteúdo lipídico alterado.
O Óleo de Maracujá tem uma aplicação muito variada na indústria cosmética: cremes, xampus, loções, óleos, sabonetes, etc. O óleo também pode ser usado tanto na alimentação humana e animal, quanto na indústria de tintas, sabões, alimentos e outras. Produtos a base do óleo do maracujá proporciona sensação relaxante e antiestresse.

 

 Óleo de maracujá

Dados físico-químicos do óleo de Maracujá

Índice Unidades Valores de referencia
Índices de refração (40 ºC) 1,47
Índice de Iodo gl2 141
Índice de Saponificação mg KOH\g 190
Densidade (15 ºC ) gr\ltr 0,92
Ponto de fusão ºC 5

Composição acido graxo do óleos de maracujá

Ácidos graxos Unidade Composição
Ácido palmítico  % peso 8 – 12
Ácido esteárico  %peso 1,5 – 2,5
Ácido oleico  % peso 13,0 – 18,0
Ácido linoleico  % peso 70 – 77
Ácido linolênico  % peso < 2
Saturado  % 16
Insaturado  % 84

    pé de maracujá                                                          Flor de maracujá