Lima

0
3108

lima é fruto da limeira refere-se a várias espécies de citrinos, com frutos tipicamentes redondos, verde-amarelados, com diâmetro de 3–6 cm, geralmente com polpa azeda, semelhantes ao limão.

 

Existem ainda frutos de outro géneros também chamados lima como a lima espanhola e a lima almiscarada.

As limas geralmente comercializadas são o limão-taiti (Citrus x latifolia) e a Citrus aurantiifolia.

O termo lima é derivado do nome persa لیمو Limu aquando da introdução da fruta na Europa durante as Cruzadas. Em uso corrente, lima pode designar uma porção desta fruta, tipicamente esmagada e incluindo a casca, ou apenas o seu sumo amargo.

Há a referir também outras limas: o limão-cravo (Citrus x limonia), a combava ou lima cafre (ou Kaffir) (Citrus x hystrix), a lima doce (Citrus x limetta), a lima-da-pérsia (Citrus x limettioides), os vários tipos de lima Australiana, a lima espanhola (ou mamoncillo) (Melicoccus bijugatus), a lima selvagem (Adelia ricinella) e a lima almiscarada ou calamondin (X Citrofortunella mitis).

A árvore da lima é um arbusto com até 5m de altura. As variedades anãs são populares na jardinagem e podem ser cultivadas em interiores no Inverno em climas mais frios. O tronco raramente cresce direito, tendo muitos ramos que frequentemente despontam bastante baixo. As folhas são ovais com 2.5-9cm (1-3.5 polegadas) de comprimento, parecendo folhas de laranjeira. As flores têm 2.5 cm de diâmetro, são brancas amareladas com as margens tingidas de roxo claro. As flores e os frutos surgem durante todo o ano mas são mais abundantes de Maio a Setembro.

A lima, e em particular o seu suco, é usada em bebidas, tais como a soda limonada (semelhante a limonada). Bebidas alcoólicas preparadas com lima incluem cocktails como caipiraço – com Bagaço, caipirinha, margarita (bebida), mojito, e Cuba libre, bem como muitas bebidas que podem ser decoradas com uma fina fatia da fruta ou uma tira espiralada da sua casca (twist). Uma forma habitual de consumo de tequila é em shots acompanhados por pedaços de lima e sal. No México, bem como em alguns outros países, é comum servir cerveja com lima. O sumo de lima é também utilizado em refrigerantes comerciais.

Na culinária, a lima é valorizada quer pela acidez quer pelo aroma floral do sumo e da raspa da casca. Talvez a sua utilização mais famosa seja na cozinha tailandesa. Também é usada pelas suas propriedades de conservação no ceviche. Em adição, as folhas da lima Kaffir são usadas na gastronomia do Sudeste Asiático.

Benefícios e propriedades da lima

A lima possui diversos benefícios, tanto em seu suco quanto em seu óleo, entre eles podemos citar o seu alto teor de vitamina C, que atua como desintoxicante em nosso organismo. Além disso, possui sais minerais, potássio e cálcio, que são muito importantes para a saúde.

Neste artigo vamos conhecer um pouco sobre seus benefícios e algumas dicas de receitas de remédios caseiros com base na lima que vão ajudar a manter sua pele bonita e seu corpo em forma, confira!

  • É diurética;
  • Ajuda na cicatrização de feridas gástricas;
  • Ajuda na melhora de infecções como neurites, raquitismo e palagra;
  • É um calmante natural;
  • Diminui a hipercloridria;
  • Diminui acidez estomacal;
  • Ajuda na melhora de infecções renais;
  • Perda de peso;
  • Evita hemorroidas;
  • Diminui distúrbios respiratórios;
  • Diminui a intensidade de gota;
  • Fortalecimento de gengivas.

Cuidados com a pele

Aplicar externamente na pele, tanto o suco de lima quanto o seu óleo ajuda a trabalhar no rejuvenescimento, além de manter a pele viçosa, a protegendo de infecções. Isso ocorre em função da grande quantidade de vitamina C e antioxidantes, que eliminam as células mortas, eliminando consequentemente problemas como caspa, erupções cutâneas e contusões.

Para realizar esta receita você irá precisar:

  • Um copo de suco de lima;
  • Um copo de óleo de lima;
  • Uma banheira com água pela metade (até a altura da cintura).

Encha a banheira com água morna até a metade e adicione o copo de suco e o copo de óleo de lima. Caso tenha problemas de caspa mergulhe o corpo e a cabeça na banheira. Fique na banheira por cerca de três minutos.

Em seguida saia e tome banho normalmente no chuveiro. Enxague muito bem o corpo para evitar que permaneçam vestígios de suco e óleo de lima em seu corpo. É recomendável este banho uma vez a cada mês.

Perda de peso

Para garantir que você perca uns quilinhos, é importante que além da nossa dica de receita, você mantenha semanalmente algum tipo de atividade física, como corrida, ciclismo ou exercício aeróbico, além de evitar refeições que contenham muito açúcar, gordura e carboidrato.

Você irá precisar de meio copo de água morna e a mesma quantidade de suco de lima.

Meia hora antes de iniciar a atividade física, beba a mistura da água morna com o suco de lima. Não adicione açúcar nem adoçante. Beba dois copos por dia, um antes da atividade física e outro após o almoço.

O suco concentrado de lima irá ajudar você a reduzir o peso de forma acelerada e eficiente, trabalhando ainda como um reciclador de resíduos do organismo.


Pé de lima é conhecida como limeira

Flor de lima