Guaraná

0
1265
O guaraná é uma fruta típica da Amazônia, encontrada no Brasil e Venezuela. É pequena e vermelha, semelhante à pitanga, possui uma substância parecida com a cafeína (guaraína), em virtude dessa propriedade estimulante é utilizada para a fabricação de xaropes, barras, pós e refrigerantes.
A fruta nasce do guaranazeiro, em cachos. A árvore pode chegar a 10 m de altura, tem flores grandes, brancas e cheirosas. Sua propriedade estimulante é apreciada pelos índios brasileiros muito antes da chegada dos portugueses. Em razão dessa propriedade, a ingestão do guaraná aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga.

 O maior produtor da fruta no Brasil é o estado da Bahia, onde o cultivo é de grande importância sócio-econômica.

O processamento do xarope da fruta iniciou-se no Brasil em 1905, por Luiz Pereira, um médico da cidade de Resende, Rio de Janeiro. Em 1906 foi lançado o Guaraná Cyrilla por uma fábrica de refrigerantes de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O Guaraná Champagne Antarctica foi lançado em abril de 1921.

A lenda do guaraná

As tribos de Munducurucânia eram as mais prósperas dos índios. Venciam todas as guerras, as pescas eram ótimas, os peixes, os melhores e a doença era rara. Tudo isso por causa de um curumim que, há alguns anos, nascera naquela tribo.

Ele era o mais protegido de todos. Nas pescas, era acompanhado por muitos – os pescadores desviavam dos rios as piranhas, jacarésou qualquer outro perigo. Mas, certo dia, toda a segurança foi embora: o Gênio do Mal apareceu em forma de cascavel e feriu o garoto. A tribo entrou em lamentação e em desespero.

Tupã, o Deus dos índios, atendeu a todo aquele lamento e disse :

– Tirem os olhos do curumim e plantem-no na terra firme, reguem-no com lágrimas durante 4 luas e ali nascerá a “planta da vida”, ela dará força aos jovens e revigorará os velhos.

Os pajés não duvidaram, arrancaram e plantaram os olhos do curumim e regaram com lágrimas durante quatro luas.

Nasceu ali uma nova planta, travessa como as crianças, com hastes escuras e sulcadas como os músculos dos guerreiros da tribo. E quando ela frutificou, seus frutos de negro azeviche, envoltos de um arilo branco com duas cápsulas de cor vermelho-vivo. Diziam os índios:

– É a multiplicação dos olhos do príncipe!

E o fruto trouxe progresso da tribo. Ajudou os velhos e deu mais força aos guerreiros.

Propriedades

O guaraná é rico em substâncias funcionais dentre elas a cafeína, a teobromina, a teofilina entre outras. Alguns efeitos atribuídos ao consumo de guaraná é de que ele é afrodisíaco, tem ação tônica, é adstringente, febrífugo, diurético e serve para o cansaço físico e mental, imunoestimulante, antioxidante, combate a obesidade e melhora a pressão sanguínea etc.

A teofilina e a teobromina têm efeito broncoprotetor, ação imunomoduladora e anti-inflamatória, retardando o processo de envelhecimento e inibindo a deposição de colesterol nas artérias, permitindo melhor irrigação sanguínea em todo organismo. ( KUSKOSKI et al., 2005).

O consumo do guaraná aumenta o gasto calórico diário e diminui o apetite, por manter estáveis os níveis de glicose no sangue, combatendo assim, a obesidade.

É rico em catequina que é uma substância que combate os radicais livres, tendo efeito antioxidante, prevenindo o envelhecimento.

Guaraná em pó.

Processo de industrialização da bebida

A fruta que envolve a semente do guaraná. Fotografado na Zona Rural de Ariquemes-RO. O processo de processamento do xarope da fruta iniciou-se no Brasil em 1905 por Luiz Pereira Barreto, um médico da cidade de Resende, no Rio de Janeiro. Em 1906, foi lançado, pela F. Diefenthaller, uma fábrica de refrigerantes de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Guaraná Cyrilla. A bebida inicialmente era adstringente e acentuadamente amarga e por isso não se disseminou muito.

A Antarctica desenvolveu um processo de eliminar a adstringência e o amargor, ressaltando o bouquet característico da fruta e, em 1921, criou o Guaraná Champagne Antarctica, pela empresa homônima.

Na Sérvia e em outros países do Leste Europeu, fabrica-se uma bebida energética à base de guaraná, comercializada com este nome, mas que, em vez do gosto doce do refrigerante, tem sabor amargo e efeito cardioacelerador.

Guaraná refrigerante

 

Os benefícios do guaraná para saúde

São grandiosos é especialmente únicos. O Guaraná é uma planta da Amazônia, que é encontrado em partes da Venezuela e do Brasil. além disso, O guaraná é uma planta muito comum na Amazônia, sendo que seu fruto é frequentemente utilizado em todo o território brasileiro no preparo de sucos ou misturado com outros alimentos para aumentar os níveis de energia. Lembrando, que o nome científico do Guaraná é Paullinia cupana e ele pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e alguns mercados, na sua forma natural, em pó ou em forma de fruto.

Guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó, obtido a partir das sementes secas, torradas e depois moídas, e na forma de xarope, amplamente consumido em bebidas, muito embora apresente quantidade bem inferior do extrato de sementes de guaraná em sua composição. O Guaraná contém guaranine, uma molécula que está intimamente relacionada com a cafeína, mas cujos efeitos são de 4 à 7 vezes mais forte do que a cafeína. Além disso, o guaraná também contém taninos( que dão a planta suas propriedades adstringentes), Vitamina A, Vitamina E, Vitamina B1, Vitamina B3 e Vitamina PP. e os minerais como Cálcio, Magnésio, Ferro, Potássio, Fósforo e pequenas quantidades de Selênio e Estrôncio.

O Guaraná Melhora o Desempenho nos Exercícios: Um dos benefícios mais poderosos do Guaraná é seus efeitos energizantes. Pois, o Guaraná tem uma estrutura química semelhante à da cafeína, proporcionando um efeito maior do que a da cafeína. Além disso, o Guaranápode ser mais eficaz do que o café com relação ao seu poder de energizar o corpo, como Guaraná é liberada mais lentamente no corpo para fornecer energia sustentada. A planta estimula diretamente o sistema nervoso central e pode ser tomado em pequenas doses para combater a fadiga e aumentar os níveis de atividade.

 Benefícios do Guaraná Para Perda de Peso: O Guaraná tem sido usado por séculos para fazer chás que ajudam a suprimir a fome para perda de peso. O Guaraná é usado hoje em certas bebidas energéticas e suplementos para perda de peso, proporcionando estímulos e combate à fome. Além disso, O Guaraná efetivamente promove a perda de peso dando um pontapé inicial do sistema nervoso para induzir o processo de lipólise. Este processo envolve a libertação de gordura na corrente sanguínea, onde é utilizada como energia durante o exercício. Tomando Guaraná aumenta a atividade física e resistência e pode aumentar o metabolismo para novos esforços de perda de peso antecipados.
 Benefícios do Guaraná Para a circulação sanguínea: O pó de Guaraná pode auxiliar na melhor circulação sanguínea, menor formação de placas aterogênicas em vasos sanguíneos, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, incluindo a região genital.

Guaraná é um afrodisíaco Natural: Este suplemento dietético é conhecido em todo o mundo pelas suas propriedades afrodisíacas natural. A presença de cafeína nesta fruta enriquece-a com as suas propriedades estimulantes da libido inatas. ou seja, o uso regular pode ajudar uma pessoa a levar uma vida sexual “feliz”.

Benefícios do Guaraná Para Pele: O Guaraná é um diurético e provoca um aumento na frequência de micção e da eliminação de toxinas do corpo. Isto resulta numa pele mais saudável e menos problemas, tais como acne e erupções cutâneas.

O Guaraná é um Remédio Natural para Estresse: Também conhecido como o fruto mágico, o Guaraná é conhecido por ter propriedades calmantes. Uma xícara de chá de Guaranápoderia realmente ajudar a aliviar os níveis de estresse e melhorar o humor. lembrando, que a cafeína é conhecida por ter efeitos positivos sobre o humor, e isso aumenta o estado de alerta e de sentimentos de bem-estar.

Benefícios do Guaraná Para Enxaqueca: O Guaraná tem propriedades analgésicas e neurastênicas que são excelente propriedades para o tratamento de enxaquecas e Dores de Cabeça, ajudando-a no alívio da dor rápida.

Benefícios do Guaraná Para diabéticos: O Guaraná pode auxiliar no controle da glicemia pela presença da pectina, fibras que absorvem água e que possuem a capacidade de formar uma espécie de gel junto aos alimentos no estômago, retardando assim o esvaziamento gástrico. A digestão fica mais lenta e a glicose eleva-se de forma gradual no sangue. Isto irá prevenir picos de glicose e consequentemente de insulina, o que é bom para indivíduos com diabetes e também ajuda a prevenir a resistência à insulina em pessoas saudáveis.

Guaraná Melhorar a Saúde Mental: O pó de Guaraná pode auxiliar na capacidade de aprendizagem, ele também é conhecido por ajudar a melhorar o desempenho intelectual. Além disso, Este fruto tem propriedades benéficas e ajuda a melhorar a circulação sanguínea, promovendo assim uma melhor saúde mental.

Outros Benefícios do Guaraná Para Saúde: Junto com os benefícios acima mencionados, esta fruta é benéfica nos seguintes maneiras também:

  • O Guaraná é possuir propriedades diurética.
  • O Guaraná ajuda a Aliviar a dor causada devido a artrite reumatoide.
  • Ele Impede corrimento vaginal.
  • Um antídoto natural para a ressaca.

 

Pé de Guaraná

Flor de Guaraná